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Espaguete Carbonara

A receita simples e intuitiva do espaguete carbonara clássico leva apenas 9 minutos a materializar. Valor energético: 540 calorias, 23 g de proteína, 13 g de gordura, 75 g de carboidratos.

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História

A versão mais plausível sobre o aparecimento deste prato é que ele terá sido levado para a Itália por soldados norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. A bonita história, segundo a qual ele terá sido inventado por carvoeiros (Carbonari em italiano), infelizmente, não é comprovada por fatos reais.

A primeira menção da pasta alla carbonara em um livro de receitas data de 1954 – em nenhuma fonte anterior e obras clássicas sobre cozinha italiana surge a receita Carbonara(1). Os ingredientes tradicionais deste prato tão extremamente simples: bacon, ovos e espaguete.

É preciso usar creme de leite?

Como frequentemente acontece com receitas da cozinha mediterrânica, que são para os restaurantes excessivamente simples, o espaguete carbonara é muitas vezes “enriquecido” com a adição de ingredientes mais requintados, acrescentados de acordo com os chefs e os seus valores culinários.

Muitas variações deste prato envolvem o uso de creme de leite, embora nem a receita tradicional, nem as modernas variações italianas, levem creme de leite. Aparentemente, fala aqui mais alto o hábito americano de tornar a comida mais “cheia”, do mesmo modo que acrescentou, por exemplo, o frango à salada Caesar.

Valor calórico

O valor energético da receita Carbonara clássica é de cerca de 450-500 calorias por porção. O uso de queijo com baixo teor de gordura, tal como o uso de presunto em vez de bacon, reduz as calorias para 150-200, o que transforma esta versão da receita em um prato quase dietético.

O uso de creme de leite, manteiga ou azeite de oliva, grandes quantidades de bacon gordo ou queijo extra, aumentam significativamente o valor energético do prato, transformando o espaguete carbonara em uma bomba calórica que facilmente atinge as 1000 calorias por porção.

Como cozinhar espaguete carbonara?

Ingredientes para 2 pessoas:

  • Espaguete – 200 gramas
  • Bacon – 30 gramas
  • Queijo – 30 gramas
  • 2 ovo de galinha
  • Alho e um pouco de pimenta do reino (a gosto)

Valor energético da porção: 540 calorias, 23 g de proteína, 13 g de gordura, 75 g de carboidratos.

Ferva água em uma panela grande e jogue o espaguete lá para dentro, deixando cozinhar até a massa ficar al dente, isto é, quase pronta mas ainda com alguma resistência ‘à mordedura’. Normalmente, isso requer um minuto a menos de fervura do que o tempo normal indicado na embalagem. Enquanto o espaguete cozinha, prepare o molho.

Molho para o espaguete

Coloque o bacon cortado em uma frigideira com revestimento antiaderente previamente aquecida (nesse caso não será necessário usar óleo). Frite o bacon durante cerca de 2 minutos e, em seguida, acrescente meio dentes de alho picados para dar o sabor característico.

Enquanto o bacon e alho fritam por mais um minuto ou dois, aproveite para preparar o molho de ovo. Bata os ovos em uma tigela pequena, adicione o queijo ralado, sal e mexa cuidadosamente. É importante a utilização de ovos frescos, cuidadosamente lavados com água e sabão antes de serem utilizados.

Apresentação do prato

Escorra a água da massa com a ajuda de um escorredor, mas não passe o espaguete por água fria, como é costume fazer. Em vez disso, coloque-o na frigideira, adicionando-o ao bacon e alho, espere cerca de um minuto até a gordura do bacon ser absorvida pela massa. Retire do fogo e despeje por cima dela o creme de ovo.

É importante que o ovo “coza” com o calor do espaguete, por isso certifique-se de que o espaguete não teve tempo de esfriar antes de despejar o molho de ovo sobre ele. Este mesmo calor deve derreter o queijo, acrescentando um sabor extra ao prato. Coloque a comida em um prato e adicione uma pitada de pimenta preta.

Carbonara Vegetariana

Se considera que o espaguete carbonara seja a receita italiana mais “desvirtuável” de todas – na sua preparação os cozinheiros utilizam não apenas o creme de leite acima mencionado, mas manteiga e cebola, e até mesmo ervilhas, brócolis e abobrinha.

Existem também variações com frutos do mar (principalmente com salmão), além disso existem também receitas de espaguete carbonara vegetariano, sem ovos, queijo, nem bacon. Podemos dizer com toda a firmeza que estas variações não têm nada a ver com a receita italiana original.

***

A preparação do tradicional espaguete carbonara, segundo a receita clássica, leva cerca de nove minutos a fazer – tempo suficiente para cozinhar a massa, fritar o bacon e o alho e, em seguida, misturar tudo com ovos frescos e queijo. O valor nutricional por porção é de cerca de 400-500 calorias.

Fontes:

  1. Carbonara, Wikipedia Article, fonte

Data da primeira edição:

  • 27 de junho de 2014

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