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Dieta simples

Sete maneiras simples para comer menos sem fazer dieta nem contar calorias e nutrientes. Tudo sobre como pode evitar de modo fácil e eficaz o ganho de peso. Devo começar o jantar com vinho?

1. Chocolate: o pior snack

Tente comer a cada três horas e não pule refeições porque intervalos de fome levam você a comer muito mais do que o necessário. Se, mesmo assim, não consegue ficar bem saciado, evite snacks e lanchinhos de carboidratos: um pedaço de queijo vai matar melhor a sua fome.

Não guarde chocolate nem outros doces no local de trabalho ou na mesa de jantar da sua sala. São muitas as probabilidades de você abrir automaticamente a embalagem e “comer apenas um pedacinho”, sem se aperceber desse modo como acaba adicionando 500 calorias extras à sua dieta diária.

2. Como comer menos?

Estudos levados a efeito por dietistas mostram que a sensação de saciedade chega apenas 15-20 minutos depois da ingestão do alimento, sendo que o tempo médio de duração de uma refeição é entre 3 a 7 minutos. Lembre-se que se você comer muito rápido corre o risco de comer mais do que o necessário.

Além disso, lembre-se que beber um copo de água morna antes das refeições é uma das maneiras mais fáceis de se saciar mais depressa e, portanto, de ingerir menos calorias – a água apenas enche o estômago, enviando um sinal de saturação mais rápido.

3. Mantenha-se concentrado na comida

Quando come assistindo TV ou lendo postagens no seu portal do Facebook, você corre o risco de comer muito mais do que o necessário. A sua atenção deve estar focada diretamente sobre os alimentos e seu valor calórica, caso contrário, você corre risco de fazer excessos.

Evite igualmente falar durante a refeição, porque durante um bate-papo é muito fácil perder o controle da quantidade de comida que coloca na boca – no final você acaba por comer sem pensar se está com fome ou se já encheu o estômago há muito.

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4. Devo começar o jantar com vinho?

O melhor é começar uma refeição com carne ou outra fonte de proteína e gordura, já que este método vai permitir ao organismo definir mais claramente o limite de saturação. Por outro lado, lembre-se que se começar o jantar com um doce, você apenas vai atrasar a saturação acima referida.

A pior maneira de começar o jantar é mesmo pela taça de vinho, já que o álcool contido nela vai estimular o apetite e reduzir a sensação de controlo sobre a comida ingerida, levando a excessos. A FitSeven já referiu anteriormente que as teorias sobre a vantagem de consumir álcool não passam de mito.

5. Evite as embalagens “econômicas” de comida

Se quiser comer doces ou não conseguir resistir ao desejo de beber Coca-Cola não compre embalagens grandes: quando abrir um desses super pacotes “econômicos” de M&M’s você acabará por não se dar conta de como vai comendo todos aqueles docinhos irresistíveis.

Esta regra deve ser aplicada a qualquer comida, visto que a disponibilidade de qualquer tipo de alimento provoca inevitavelmente a vontade de comer enquanto houver, ou seja, de comer mais do que o necessário. Tente pegar exatamente a comida que necessita para ficar saciado.

6. Conhece os intensificadores de sabor?

Seguramente já ouviu falar no intensificadores de sabor glutamato monossódico, substância que estimula as papilas gustativas da língua, torna a comida mais saborosa e pode até ser que você conheça a composição dos alimentos que têm esta substância.

Mas poucas pessoas sabem que o glutamato monossódico pode existir em várias misturas de especiarias, já para não mencionar o fato de as cadeias de fast food e até mesmo restaurantes comuns usarem-no sempre para melhorar o sabor dos pratos e fazer você comer mais.

7. Faça um diário alimentar

É evidente que o método ideal para a determinar o consumo de calorias por dia é calculando matematicamente. No entanto, se por algum motivo não quiser fazer esses cálculos, tente, pelo menos, escrever uma lista com tudo o que comeu ao longo do dia.

Ao descobrir nessa lista três “casuais” barras de chocolate, você vai se sentir embaraçado e, da próxima vez, vai ter uma razão extra para se negar a consumir calorias completamente sem sentido e desnecessárias. Lembre-se que é bem mais fácil ganhar gordura do que depois se livrar dela.

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A maioria dos casos de excessos alimentares se deve à falta de controle, tanto no processo de ingestão dos alimentos, como das quantidades consumidas. A maneira mais fácil de controlar as calorias que recebe é consumi-las de forma consciente.

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Data da primeira edição:

  • 18 de setembro de 2013

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