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Como medir gordura corporal

Métodos de medição do porcentual de gordura corporal, tabelas e dicas para medições domésticas. Por que as balanças eletrônicas não pode medir estes valores corretamente?

Fórmula do peso ideal

A FitSeven já anteriormente mencionou que não existe uma fórmula universal, capaz de mostrar se você tem falta ou excesso de peso, e que a única maneira para determinar o “peso ideal” é comparar a quantidade de gordura corporal com o peso total.

O indicador, chamada “percentagem de gordura no corpo” (bodyfat percentage) reflecte qual a percentagem do peso total do seu corpo é tecido gordo. Sabendo este número, você poderá facilmente avaliar o seu grau de obesidade ou “secura”.

Nível ideal de gordura

Não existem indicadores únicos do nível de gordura para toda a gente, uma vez que muito depende do sexo e da idade: a quantidade mínima de gordura para os homens é de 2-5%, e para as mulheres – 10-13%1.

Ao atingir os números abaixo dos indicados, o metabolismo piora significativamente: nos homens é interrompida a produção de hormônios sexuais (principalmente a testosterona), e as mulheres deixam de ter o ciclo menstrual.

Abdômen sarado: percentual de gordura

Para os homens, 6-13% de gordura corporal significa um físico atlético e um abdômen definido e sarado; 14-17% significa boa forma física com a presença de um pouco de gordura em áreas problemáticas, 18-25% indica o nível médio da forma física e mais de 25% é obesidade2 .

Para as mulheres, o corpo atlético se caracteriza por um porcentual de gordura entre os 14-20%, uma boa condição física levará a valores entre 21-24%, um nível médio de gordura implica níveis entre 25-31%. A obesidade nas mulheres começa com valores acima de 32% (neste caso, quando, na sua essência, um terço do peso corporal é gordura).

Como determinar o nível de gordura?

Existem vários métodos para determinar o nível de gordura. O primeiro deles é o método direto e consiste na medição com um dispositivo que solta uma corrente fraca através do corpo. A quantidade de gordura que temos no corpo irá ditar a velocidade com que esse sinal o atravessa e quando mais for a percentagem de gordura, mais lentamente avançará o sinal.

O segundo, o método indireto, consiste na medição das pregas de gordura com um dispositivo parecido com um paquímetro e que é conhecido em inglês como “caliper” e, com posterior comparação em milímetros dos valores obtidos com a tabela de dados obtidos experimentalmente.

Qual dos métodos é mais preciso?

O método eletrônico é considerado o menos preciso uma vez que as leituras do aparelho dependem da quantidade de água no corpo, da quantidade de comida ingerida antes da medição, da temperatura corporal, etc. O valor obtido fica muitas vezes bem longe da realidade.

A medição com o ‘caliper’ é mais exata, uma vez que na maior parte das vezes a espessura das pregas de gordura é proporcional à quantidade de gordura no corpo. Uma exceção será em caso de aumento de gordura nos órgãos internos, mas isto mais depressa é uma patologia do que a norma.

Como medir os níveis de gordura?

Técnica de medição para determinar o nível de gordura corporal: é necessário ficar de pé, direito, e, na mesma altura do umbigo, localizar o ponto a 10 cm para a direita deste. Agarre, como que beliscando, a pele e a gordura nesse lugar e efetue a medição com o paquímetro especial para o efeito ou com o convencional.

Deve em seguida comparar o resultado da medição, em milímetros, e a sua idade com os valores da tabela e, a intersecção desses dois valores mostrará o nível de gordura no seu corpo. A tabela também mostra se esse indicador se encontra acima, dentro ou abaixo do normal.

Tabela para determinar o nível de gordura nos homens:
Tabela para determinar o nível de gordura nas mulheres:

Nível baixo de gordura é perigoso?

Nível demasiado baixo de gordura no organismo provoca problemas no metabolismo e, acima de tudo, diminui a função sexual. Os atletas, que conseguem atingir valores abaixo de 5-7%, tomam geralmente uma série de produtos para bloquear os processos de diminuição da testosterona.

Mas é importante notar que, na maioria dos casos, um valor tão baixo é apenas um erro de medição. Lembre-se que as balanças comuns, equipadas com dispositivo que permite determinar o nível de gordura no organismo, é uma ferramenta muito imprecisa que não merece confiança total.

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Você pode medir o nível de gordura em casa com uma pinça tipo paquímetro especial para o efeito (caliper) ou com um paquímetro comum, mais fácil de se encontrar. O método eletrônico é muito menos preciso e os valore baixos obtidos com a ajuda dele são geralmente enganosos.

Referências:

  1. What are the guidelines for percentage of body fat loss?, fonte
  2. Body fat percentage, Wikipedia Article, fonte

Data da primeira edição:

  • 8 de janeiro de 2012

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