Almôndegas suecas post image

Almôndegas suecas

Nova seção na FitSeven — receitas simples e úteis para homens. Hoje explicaremos como preparar almôndegas com batata frita. A história desse prato e seu conteúdo calórico.

Receitas para homens

Não é segredo que os homens são considerados melhores chefs. No entanto, mesmo as habilidades básicas de cozinha não nascem com a pessoa, por isso a FitSeven vai contar aos seus leitores como preparar rapidamente e bem pratos bonitos, deliciosos e saudáveis.

Um dos principais critérios na escolha das receitas foi a sua história: ao contar a qualquer garota a história de um prato, você se torna aos olhos dela não apenas um cozinheiro, mas também um cara culto. A primeira receita da nova rubrica é o que se chamaria de almôndegas comuns com batatas fritas.

História do prato

O rei sueco Carl XII (Carlos XII), que no início do século 18 entrou em uma guerra na Europa que duraria vários anos e que saiu derrotado na batalha contra o exército russo em Poltava (precisamente nesta batalha, Pedro I conquistou o território da atual São Petersburgo), fugiu, em 1709, para Istambul(1).

Ao retornar da Turquia, que então era conhecida como Império Otomano, Carl XII levou para casa um popular prato da cozinha oriental (o Köfte) que consistia em pequenas bolas de carne de cordeiro picada. Na Suécia, o prato passou a ser chamado de Köttbullar, enquanto em outros países ficou conhecido como almôndegas.

Do que são feitas as almôndegas?

Tendo-se se tornado parte da cozinha real, o prato rapidamente conquistou o gosto da classe alta e, pouco a pouco, de toda a nação da Suécia. Tradicionalmente, as almôndegas eram feitas de carne de vaca ou cordeiro com a adição de pão, ovos, sal, pimenta do reino, noz-moscada ou gengibre.

A primeira menção de cebolas fritas na composição das almôndegas surge em livros de receitas de 1940. Foi por essa altura que começaram também a adicionar leite, creme de leite, pasta de tomate e outros ingredientes na receita, assim como também passaram a aceitar a variante de almôndegas com carne de porco(2).

Receita de almôndegas

Ingredientes:

  • 500 gramas de carne de vaca magra picada
  • 120 ml de leite
  • 1 ovo
  • 4 colheres de chá de pão ralado
  • 1 colher de chá de farinha
  • sal, pimenta, uma pitada de noz-moscada ou gengibre
  • um pouco de creme de leite

Misture a carne, o creme de leite, o ovo e outros ingredientes; umedeça as mãos com uma gota de azeite e, em seguida, faça pequenas bolinhas de carne com a massa resultante. Asse as almôndegas em forno preaquecido a 300-350 graus durante cerca de 25-30 minutos.

Valor calórico e nutricional:

  • 100 gramas do alimento cru (4-5 almôndegas) possuem: 166 calorias; gordura — 6 g; proteína — 22 g ; hidrato de carbono — 6 g.

Preparação do acompanhamento

Como acompanhamento ao prato de almôndegas suecas se costuma ter tradicionalmente ​​purê de batata ou batatas fritas (com maior incidência destas últimas), sendo que o prato é geralmente servido com dois molhos — um de compota de arando, outro — um molho de queijo ou um cremoso bechamel.

A FitSeven recomenda usar como acompanhamento batatas fritas cortada em pedaços e legumes frescos. Como o molho, o melhor é usar um molho de tomate mais saudável ​​ou molho de soja. Recomendamos que não escolha a compota de arando e que a deixe antes para a sobremesa.

Batata frita faz mal à saúde?

A batata jovem com casca, cortada em pedaços grandes e frita com uma gota de azeite em uma frigideira com revestimento antiaderente, não tem nada a ver com as batatas fritas vendidas nos restaurantes de fast food ou das batatas congeladas.

Se no primeiro caso você conserva todas as vitaminas e minerais úteis do alimento, no segundo você apenas recebe fécula de batata compressa, praticamente sem nenhum nutriente em sua composição, mas com uma longa lista de conservantes químicos e estabilizadores.

Como fritar batatas corretamente?

Lave as batatas. Depois, sem retirar a casca, corte-as em pedaços grandes e coloque-as em uma frigideira quente com uma colher de chá de óleo; refogue em fogo médio por 7-8 minutos com tampa fechada, em seguida, vire os pedaços de batata e frite por mais 5-7 minutos.

Duas batatas médias (300-350 gramas) contém cerca de 260 calorias, 60 gramas de carboidratos (dos quais 3 g de açúcar, 7 g de fibra), 7 gramas de proteína, que cobrem assim metade da demanda diário de vitamina C, vitamina B6, potássio e um terço da necessidade diária em magnésio(3).

***

Almôndegas suecas com batata é um dos pratos mais fáceis e rápidos de preparar. Usando carne magra de vaca e fritando as batatas com casca, você consegue criar de fato uma opção realmente saborosa e saudável para um jantar romântico.

Fontes:

  1. Charles XII of Sweden, Wikipedia Article, fonte
  2. Köttbullar, Wikipedia Article, fonte
  3. Potato, baked, flesh and skin, without salt, fonte

Data da primeira edição:

  • 13 de maio de 2014

Adicionar novo comentário: